sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Percepção e Linguagem Musical

Trecho do texto de introdução da Apostila de Composição-Arranjo do Maestro Tasso Bangel.

"A música é um bem público, ouvido e apreciado pelo povo, e utilizada por quem livremente desejar utilizar. A música, como a língua, utiliza signos e regras gramaticais, pois desde que se atribua valor para determinado signo ou sinal, existe uma linguagem. A música, assim como a fala, poderá ser ouvida e escrita. A criança "deduz" regras que usa para construir o seu cantar, sem se preocupar com estilo ou forma, somente cria seu canto nos moldes do que ouviu, com sequencias similares às ouvidas no seu meio-ambiente. Não existe uma língua ou música mais difícil que a outra, todas serão aprendidas pelas crianças, no mesmo tempo de vida, ou seja, por volta dos cinco anos, todas as crianças do mundo se comunicam falando e cantando as linguagens de suas pátrias. Primeiro a audição e o canto, depois a cultura dos signos, da gramática e da escrita musical. A criação musical poderá ser gramatical ou agamatical, as regras fazem parte do acervo sonoro do indivíduo, de sua competência. Na linguagem da música, cada signo tem um som e um efeito correspondente; na língua falada, são os fonemas que formam as palavras e significados. A língua usa um sistema gramatical com sujeitos, verbos, predicados, artigos, substantivos, adjetivos, etc. A música usa notas, escalas, tonalidades, melodias, harmonias, divisões rítmicas, etc. As normas gramaticais da música atingem todas as formas, gêneros e estilos, sejam eles folclóricos, religiosos, populares, clássicos, cantados ou instrumentais. A língua falada e escrita, e a música, são semelhantes em sua regência gramatical, no que se refere à construção de frases, períodos, perguntas e respostas, e discurso expositivo. Todo músico possui uma gramática que foi interiorizada desde a tenra idade e é um componente muito importante na formação da personalidade e identidade musical. A música é uma dádiva que nos foi dada e devemos buscar condições para que ela se desenvolva".

Referência:

BANGEL, Tasso. Apostila de Composição-Arranjo. Porto Alegre, 2011.

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