quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sobre a Oficina de Criação Musical


Palavras-Chave: Desenvolvimento; experiência particular; música em conjunto; criatividade.

*Oficina, no meu entender, é um espaço destinado ao ensino e aprendizado, com diversos níveis de cultura, sejam eles, do uso da voz (canto), de instrumentos solistas, harmônicos ou percussivos, a partir da mais simples percepção musical até o pleno entendimento do que é o ato de criar-compor-arranjar. Diego Costa.

       Música em conjunto
A música produzida em conjunto propicia, no ambiente de aprendizagem musical, uma oportunidade de partilhar conhecimentos sobre as diversas formas de experiências musicais através das quais adquirimos saberes na particularidade de nossas individualidades.
Embasada nos assuntos de natureza musical debatidos em aula, a prática musical em conjunto proposta neste curso, abre um largo campo de pesquisa, onde os alunos poderão, gradativamente, concretizar seus aprendizados musicais pela exploração global da massa sonora do grupo, substanciada com reflexões sobre como se pode, aos poucos, ir modificando este som geral e ampliando suas concepções estético-criativa-musicais.
O desenvolvimento das composições será abordado a partir das idéias individuais de cada aluno, trazidas em contribuição ao trabalho do grupo. Tais idéias, fruto da experiência musical particular de cada pessoa, terão de ser re-significadas no conjunto sonoro, de forma a adaptarem-se ao som gerado pelo grupo durante seu desenvolvimento criativo. Isso resultará na criação de uma nova música, pensada e (re)organizada em parceria com os outros participantes da oficina.
Ao longo deste trabalho será possível uma verificação progressiva no que se refere ao entrosamento dos integrantes do grupo e ao entendimento destes sobre as relações música/pessoa, além do desenvolvimento do conhecimento específico musical.
Assim, a OFICINA DE CRIAÇÃO MUSICAL, prioriza as expressões musico-pessoais no conjunto sonoro, transformadas em som a partir das reflexões e discussões dos assuntos estudados em aula.
Nesse sentido, aprender música torna-se uma constante re-significação de conceitos e conteúdos específicos da área musical, em transitoriedade com outros saberes que o indivíduo desenvolve durante a sua formação pessoal.
  
Concepção
  • Aprendizagem através de trocas de conhecimentos.
  •  Por em prática idéias e habilidades técnicas musicais, em conjunto.
  • Laboratório experimental para a realização de trabalhos profissionais como: ser integrante de uma banda, acompanhar um compositor, registros em áudio e vídeo, transcrições, compor arranjos, compor canções, apresentações.

Filosofia
  • Neste tipo de abordagem de ensino musical, se explora várias possibilidades sonoras a fim de descobrir um novo universo musical que vai se descortinando à medida em que, num mesmo propósito musical, os estudantes vão aprimorando seus conhecimentos e elaborando suas criações - deixando fluir o seu particular musical. São experimentações que, ao longo do tempo, vão se transformando em uma composição sensível e bem fundamentada teoricamente.
  • Tendo alguém preferência por Rock, e o outro, por Bossa-Nova – tudo bem! A riqueza do aprendizado construído na diferença é justamente a gênese do reconhecimento e do respeito ao que é externo ao nosso cultivo, exercitando, assim, o ouvir e mesmo o assimilar de uma cultura alheia
  •         A prática musical estabelecida no conjunto de atividades de composição, abrangendo a apresentação e a crítica dos trabalhos, pode ser entendida como um recurso de coerência na comunidade, que engloba engajamento mútuo, empreendimento conjunto e repertório compartilhado (WENGER, 2008 apud BEINEKE, 2009, p. 244).
  • A formação no tempo se revela da análise sobre a prática. (Andrade, 2005).
  • Para que os alunos aprendam na teoria e na prática, a pensar e a sentir a música. Zimbo Trio.

      Metodologia
  • Cada aluno contribuirá com o grupo através de suas criações e pesquisas, objetivando atingir noções básicas sobre assuntos musicais envolvendo: melodias, escalas, harmonias, ritmos, filosofia, contexto histórico, poesia, compositores, instrumentos, levadas, contraponto, arranjo, orquestração...
  • As influências ou preferências musicais de cada aluno serão expostas individualmente, para então serem analisadas e discutidas em conjunto. Todo assunto proposto (temáticas) deverá ser abordado sob sólidas referências, a fim de poder tornar-se um objeto de estudo e desenvolvimento musical ao longo do curso.
  • Cada proposta de estudo sugerida dará início a um novo PPM - Projeto de Pesquisa Musical, do qual, cada aluno se apropriará e agregará outros conhecimentos individuais à temática em questão.

Atividades Criativas
  • Criações espontâneas sobre temáticas pesquisadas, que, através do processo de elaboração-registro-reelaborações-registro..., chegarão à definição de um produto musical conscientemente elaborado.
  • Serão criados arranjos sobre temas autorais = arranjo coletivo sobre composição; e sobre temas de outros compositores referenciais = repertório de execução + arranjo coletivo.
  • Serão executados arranjos de outros compositores = execução[1].
  • Serão elaborados textos de análises musicais autorais e de outros compositores referenciais.
  • Improvisação.

Audição
  • Perceber uma série de outros planos sonoros simultâneos à melodia.
  • Se familiarizar, na prática, com os sons de cadências harmônicas simples, intervalos melódicos simples e contraponto simples.
  • Tirar de ouvido músicas simples, inicialmente, alternando melodia, ritmo e harmonia, para, num segundo momento, unir os três conteúdos.
  • Improvisação.

Exemplos de Temáticas Musicais a Serem Pesquisadas
  • Escalas: maior; menor; tradicionais; sintéticas; modais; tons inteiros; exóticas...
  • Acordes: Alterados; diminutos; maiores; menores; c/ 4ª, 6ª, 7ª, 9ª, 11ª, 13ª...
  • Gêneros (ritmos): Chacarera, milonga, baião, samba, bossa nova, funk, maracatu, toada, blues, rock... (envolve pesquisa sobre os toques musicais mais comuns em cada cultura).
  • Compassos: 3 por 4; 2 por 2; 6 por 8; 4 por 4; 9 por 8; 7 por 4, 12 por 8, 2 por 4 ...
  • Campos harmônicos: Das escalas pesquisadas.
  • Notação Musical: Convencional e não convencional.
  • Instrumentação: Timbres, tessituras, coloridos...
 [1] Nesses arranjos faremos as adaptações que forem necessárias à instrumentação do grupo.


REFERÊNCIAS:

SWANWICK, keith; FRANÇA, Cecília. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, v. 13, n. 21, p. 5-41, 2002.


BEINEKE, Viviane; LEAL, Cláudia. Criatividade e Educação Musical: Por uma Atitude Perante as Práticas Musicais na Escola. In: Expressão – Revista do Centro de Artes e Letras. Santa Maria: UFSM, (1), jan/jun, 2001.


BEINEKE, Viviane. A composição em sala de aula: Como ouvir as músicas que as crianças fazem? In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Orgs.). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003, p.91-105.


BEINEKE, Viviane. Processos intersubjetivos na composição musical de crianças: um estudo sobre a aprendizagem criativa. 2009. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.  


FRANÇA, Cecília Cavalieri; PINTO, Leonardo Bernardes Margutti. Análise idiomática, formal e pianística de composições realizadas por iniciantes ao piano. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 13, 29-38, set. 2005.

ANDRADE, Simone Girardi. Ação docente, formação continuada e inclusão escolar. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.


TRIO, Zimbo. Centro Livre de aprendizagem Musical – CLAM. http://www.clamzimbo.com.br


BANGEL, Tasso. Em entrevista pessoal. Porto Alegre, 2011. 

Brito, Teca Alencar de. KOELLREUTTER EDUCADOR: O HUMANO COMO OBJETIVO DA EDUCAÇÃO MUSICAL 


4 comentários:

  1. achei interessante, sou musico e acho essas inciativas muitos boas principalmente relacionadas a nossa cultura , que já é um conjunto de raças por si só, lembra também o pessoal da musica universal e as oficinas do itiberê baseando -se na obra do hermeto pascoal, acho também o trabalho desses caras ,fenomenal , só existe no brasil..

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Antonio. Muito bem lembrado! Tive a oportunidade de assistir a Itiberê Orquestra Família, aqui na reitoria da UFRGS. É incrível o trabalho deste grupo, sua base é a criatividade musical!
    Meu trabalho é mais uma sementinha lançada nesse solo verde e amarelo...

    ResponderExcluir
  3. Ad-miro sua criação contagiante! Leveza e seriedade: "legítimo" professor em ação!! Obrigada pela oportunidade de contribuir, desejo sucesso e profusão! Simone G. Andrade

    ResponderExcluir
  4. Oi, Simone! Também quero parabenizá-la pelo teu trabalho! Encontrei muitas vezes o teu nome, durante minhas pesquisas. Obrigado pela visita, volte sempre!

    ResponderExcluir